A atitude do primeiro passo

Hoje resolvemos divulgar uma iniciativa que muitos já devem conhecer, o Blackle, ou versão preta do Google. O site combina a utilização massiva que se faz do maior serviço de busca atual com o discurso de economia de energia.

É quase inerente à própria vontade que se faça uma busca pelo Google. Em inglês, google já se tornou um verbo. Eis uma página que todos os dias é visualizada por milhões de usuários.

O fundo da página é branco. Pela formação da luz, o branco representa a “presença” de todas as cores primárias, ou seja, é a soma de todas, que são interpretadas pelo nossos olhos como “branco”. Quando não há luz, ou não há cor, tudo se torna preto.

Nos monitores de computador, quanto mais luz, maior a informação a ser transmitida ao monitor, e cada vez que se processa essa informação, consome-se energia.

Utilizar o Blackle significa que cada clique que o usuário faria para iniciar uma busca, seria econômico. A diferença na sua conta de luz pode ser pequena, mas não é esta a economia que o site quer atingir, e sim o consumo global de energia.

A soma da economia de cada usuário que opta pelo Blackle deve ser significativa. Sobre sua capacidade de poupar energia, o próprio site diz “mesmo que seja pouca (…) é sempre uma contribuição”.

São esses pequenos passos os decisivos, seja um site, uma empresa, na sua casa, na sua escola, e que podem aos poucos se disciplinar e se multiplicar. Idéias que ficam só na cabeça, tendem a ser esquecidas, abandonadas ou soterradas pelas nossas atribuições sociais obrigatórias diárias.

Este blog que vos fala, era uma ideiazinha esquecida, mas que tomou jeito de uma vez por todas e resolveu dar a sua cara à tapa, e passar a existir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: