A ANVISA e a falta de educação

As propagandas de alimentos têm 180 dias para se adequarem às novas regras (RDC 24/2010) da ANVISA. Os alvos são alimentos que apresentam alto teor de açúcar, gordura, sódio, ou baixo valor nutritivo.

A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, afirma: “O consumidor é livre para decidir o que comer. No entanto, a verdadeira liberdade de escolha só acontece quando ele tem acesso às informações daquele alimento, conhece os riscos para a sua saúde e não é induzido por meio de práticas abusivas”.

A publicidade está longe de ser santa. Deixam os produtos com uma aparência muito melhor do que realmente são, oferecem informações com frases dúbias, deixam as exceções das regras das promoções em fonte tamanho 4, entretanto, do nosso ponto de vista, a informação deve vir diretamente da educação. Química e biologia básicas se aprende na escola, e já seriam suficientes para um consumidor identificar os produtos que julga qualificados.

Só entendemos que essa atitude da Vigilância Sanitária é o “dar o peixe”, e não o “ensinar a pescar”. Estão correndo atrás de um prejuízo antigo.

Uma melhoria na educação significa uma melhoria na saúde, se existe acesso à informação sobre o funcionamento do corpo humano e cuidados com higiene pessoal.

Uma melhoria na eduação equivale uma evolução na cidadania, já que há entendimento da história, da arte e da geografia, que desenvolvem um olhar crítico e a capacidade de criação de uma cidade melhor desenvolvida, tanto em seus núcleos (ex: bairros, famílias) como no âmbito geral (ex: leis, áreas públicas).

Agora vêm as eleições, e duvido muito que o próximo presidente, governador, seja lá quem for, vá se preocupar com isso.

Uma resposta para A ANVISA e a falta de educação

  1. Jeferson Barbosa disse:

    É que é a única forma de fazer meu comentário de modo visual. Subi essa foto por meio desse link: http://a.imageshack.us/img205/2051/img165401.jpg

    Ah não é vírus, tá.

    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: