Opinião – Poderia ter sido…

Em entrevista para a revista Rolling Stone, José Serra, candidato pelo PSDB a presidência em 2010, fez um discurso que, acredito, poderia levar muitos eleitores de outros partidos a considerá-lo como destinatário de seu voto. Serra expõe brevemente sua curiosidade pela formação de um país desde a infância com uma história bastante peculiar, parecendo introdução de filme. Certamente se esse tipo de discurso fosse utilizado na campanha massiva sobre o eleitorado de hoje, tempos em que a comunicação se diversificou demais daquela de 8 ou 10 anos atrás, o resultado das pesquisas de intenção de voto seriam diferentes.

Lula venceu as duas eleições para presidência por sua proximidade com o povo. Passou de “operário baderneiro” ao brasileiro que “não desistia nunca”, e não desiste porque sua imagem pública ama o país e quer o melhor para ele. Conseguiu mudar perante ao povo.

Não estou falando de candidatos comediantes, palhaços e caricatos… apenas de entrosamento. Lembro que notei um diferencial na imagem de Gilberto Kassab na época de sua vitória concorrendo à prefeitura de São Paulo: sua apresentação constante usando camisas com mangas arregaçadas, e acredito que tenha sido o melhor resultado para a cidade.

Voltando ao Serra, vale a pena dar uma conferida no material, principalmente para quem só conhece o “eu vou fazer isso e aquilo…” dos debates e propagandas. Acho que o marketing dele deveria ter iniciado essa transformação quando o PAC, da Dilma, saiu. Poderia ter mais chances agora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: